Notícias, reportagens, entrevistas. Histórias de uma jornalista do norte em Lisboa.

Salomé Pinto
. Com tecnologia do Blogger.

terça-feira, 21 de março de 2017

Voa mais de cinco mil quilómetros sem parar

Sem comentários :

Maçarico-galego faz voos contínuos entre o Ártico e África revela estudo pioneiro de José Alves, investigador da Universidade de Aveiro.


É o recordista dos voos contínuos. O maçarico-galego é uma ave limícola que nas suas viagens migratórias consegue voar mais de 5 mil quilómetros sem parar, uma descoberta do biólogo José Alves da Universidade de Aveiro: “O maçarico-galego, que vai até à Islândia para se reproduzir, faz voos continuados entre a Islândia e África, mais concretamente Guiné-Bissau, onde passa o inverno”. De acordo com o investigador, "esta ave faz cerca de 6 mil quilómetros sem parar”. 
José Alves desconhecia que esta pequena ave de plumagem castanha e longo bico recurvado fosse capaz de voar durante cinco dias seguidos sem se alimentar e hidratar: “É algo que nos surpreende e que realmente ainda não entendemos em pormenor”.

Algumas aves passam o inverno em Portugal

Os resultados deste estudo foram obtidos a partir de geolocalizadores acoplados nas patas dos maçaricos-galegos. A investigação, publicada na revista Nature, revela ainda como este verdadeiro campeão olímpico chega a atingir 86km/h de velocidade. Passa o verão na Islândia e o inverno na Guiné-Bissau. Mas, segundo José Alves alguns ficam em Portugal: “Param no estuário do Tejo mas também no estuário do Sado e outros não chegam a ir até África”. Depois de se reproduzirem no Ártico ou no norte da Europa, preferem passar os invernos na Península Ibérica.
Durante a maré baixa, estas aves limícolas “alimentam-se nos limos, em zonas intertidais (entre marés). Durante a maré alta, aproximam-se das zonas de vegetação de sapal, de zonas costeiras e também de salinas que usam como refúgio quando o nível das águas começa a subir”, explica o investigador da Universidade de Aveiro. E acrescenta: “Alimentam-se sobretudo de invertebrados bentónicos (compostos por microalgas, plantas aquáticas, esponjas, moluscos ou crustáceos), de bivalves e de pequenas minhocas”.

O maçarico-galego é apenas uma das espécies de aves limícolas. No estuário do Tejo, podemos encontrar outras como os alfaiates e, no mundo animado, o pilrito das praias mais conhecido por Piper.

Reportagem sobre o maçarico-galego transmitida no Porto Canal.

Sem comentários :

Enviar um comentário